segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SÍMBOLOS MATEMÁTICOS

O Sinal = Igualdade: Vamos começar com os exercícios que foram colocados na última Poatagem: Lá em casa somos todos iguais. Somos todos iguais em que, Podemos definir que são iguais por morarem na mesma casa. Iguais por formarem uma família. Sãi iguais por pertencerem a mesma raça e teremos infinitas igualdades mas sempre quando indicarmos uma propriedade. Os meus dois irmão são iguazinhos. Vejam que mesmo dando uma propriedade qe serem irmãos, com a pergunta vazia como foi feita não me permite dizer que é Verdadeira as respostas, Na idade, Altura, Gênio, não precisam ser verdadeiras. As nossas roupas são iguais. Quantas roupas são iguais no modelo mas são diferentes na cor. Uma pode ser nova e a outra pode ser muito usada. Os cortes de cabelos das irmãs são iguais. Vejam que corte de cabelo começa a deixar mais definida as igualdades, mas não é suficiente de serem iguais, uma mais curta que a outra uma tingida e a outra não. Os nossos uniformes são iguais. Vejam que a propriedade já permite dizer quase que podem ser verdadeira, pois as propriedades já são mais claras, mas o tmanho não fica claro. As meninas são todas iguais. Verdadeiras se fosse acrescentada quanto ao sexo. V={vogais} 8)V={ a, e,i,o,u } Vejam que antes eu defini como usual em Matemática, o uso de uma letra para definir um conjunto, podemos indicar o conjunto pelos elementos entre parenteses e separados por vírgulas ou por uma propriedadeusada na lingua portuguesa o que é uma vogal e quais são, diferenciando das consoantes. No problema do rio a definição dos filhos serem iguais é totalmete falha por serem iguais poderiam ser de tantas outra propriedades, mas o enunciado se lido por uuma forma lógica nos leva a pensar que eles tem a mesma massa no seu total que é igual ao do pai.Massa que chamamos de Peso apesar de não serem a mesma coisa, mas a Física vai ensinar mais tarde, a diferença de massa e peso, mas no uso mais informal é chamado mais de peso O sinal de igualdade o mais usado em Matemática precisa ser definido com todo rigor, pois se for bem entendido, teremos um raciocínio lógico mais claro.Infelizmente ele é usado como algo que se não sabemos o que colocar lá vai o sinal , O Sinal = Igualdade: Vamos começar com os exercícios que foram colocados na última Poatagem: 1) Lá em casa somos todos iguais. Somos todos iguais em que, Podemos definir que são iguais por morarem na mesma casa. Iguais por formarem uma família. Sãi iguais por pertencerem a mesma raça e teremos infinitas igualdades mas sempre quando indicarmos uma propriedade. 2) Os meus dois irmão são iguazinhos. Vejam que mesmo dando uma propriedade qe serem irmãos, com a pergunta vazia como foi feita não me permite dizer que é Verdadeira as respostas, Na idade, Altura, Gênio, não precisam ser verdadeiras. 3) As nossas roupas são iguais. Quantas roupas são iguais no modelo mas são diferentes na cor. Uma pode ser nova e a outra pode ser muito usada. 4) Os cortes de cabelos das irmãs são iguais. Vejam que corte de cabelo começa a deixar mais definida as igualdades, mas não é suficiente de serem iguais, uma mais curta que a outra uma tingida e a outra não. 5) Os nossos uniformes são iguais. Vejam que a propriedade já permite dizer quase que podem ser verdadeira, pois as propriedades já são mais claras, mas o tmanho não fica claro. 6) As meninas são todas iguais. Verdadeiras se fosse acrescentada quanto ao sexo. 7) V={vogais} 8)V={ a, e,i,o,u } Vejam que antes eu defini como usual em Matemática, o uso de uma letra para definir um conjunto, podemos indicar o conjunto pelos elementos entre parenteses e separados por vírgulas ou por uma propriedadeusada na lingua portuguesa o que é uma vogal e quais são, diferenciando das consoantes. 8) No problema do rio a definição dos filhos serem iguais é totalmete falha por serem iguais poderiam ser de tantas outra propriedades, mas o enunciado se lido por uuma forma lógica nos leva a pensar que eles tem a mesma massa no seu total que é igual ao do pai.Massa que chamamos de Peso apesar de não serem a mesma coisa, mas a Física vai ensinar mais tarde, a diferença de massa e peso, mas no uso mais informal é chamado mais de peso. O sinal = na Matemática uqe significa igualdade , é um dos siímbolos mais usados e infelizmente pouco conseguem definir o que é igualdade usada para aquele instante. A necessidade de deixar claro o que é igualde é fundamental em todo raciocínio l´´ogico que temos que usar.Como um exemplo, lembro que em uma quadro usado em uma sala de aula havia a seguite definição: “Quadrado é uma figura geo métrica de 4 lados iguais.”, eu não aguentei e fui um tanto mal educado e desenhei do lado um “Losango” . Que tem exatamente quatro lados iguais, mas não é um quadrdado. Faltou completar que os quatro angulos também prtecisam ser iguais. Em algebra a frase “Menos com menos dá mais” é uma aberração usada por todos os alunos e mesmo por professores, a preguiça na Matemática é uma forma de cortar o nosso racicocínio pois quando em meu banco onde tenho um cheque especial, e meu diinheiro do mês ficou curto e fiquei com um saldo negativo e vou ainda emitir um cheque o meu saldo negativo será maior ou seja o menos com menos deu um outro menos. Vamos para a próxima aula começar a definição de conjuntos iguais e daí poder definir NÚMEROS IGUAIS. Não tenho recebido perguntas e me parece que férias escolares são iguais mesmo para quem não esteja cursando nenhuma escola.

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