sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

OPERAÇÕES

            OS SISTEMAS ROMANOS E INDO-ARÁBICOS, QUE NOS VIMOS TINHAM COMO NECESSIDADE PRINCIPAL, RESOLVER OS PROBLEMA PRIMEIROS
    DOS HOMENS, QUE ERA CONTAR.TIVEMOS OS EXEMPLOS DOS CARNEIROS NOS PASTOS , OS MEMBROS DE UMA FAMÍLILIA ETC.
            A MATEMÁTICA FOI SEMPRE A CIÊNCIA QUE FOI DESENVOLVIDA QUANDO OS OUTROS RAMOS DA VIDA E DA CIÊNCIA PRECISAVAM DE RESPOSTAS MAIS FÁCEIS E MAIS EXATAS.
            AS QUANTIDADES AUMENTARA SUAS QUANTIDADES: A) QUANTOS HOMENS VIVIAM EM POVOADO? B) QUANTOS ERAM DO SEXO MASCULINO OU FEMININO? C ) QUANTOS ERAM OS ANIMAIS DE MEU REBANHO. D) QUANTOS EU PODERIA COMPRAR ? E) QUANTO EU TERIA DE PAGAR POR ELES?
            A ) PRIMEIRA SOLUÇÃO FOI QUANDO TINHAMOS CONJUNTOS DE ELEMENTOS DE MESMA ESPÉCIE OU ELEMENTOS COM A MESMA PROPRIEDADE E QUERÍAMOS SABER O TOTAL.
            VAMOS POR EXEMPLO TENTAR SABER O TOTAL DE DEDOS SEM ESPECIFICAR SE DAS MÃOS OU DOS PÉS.
            NO PRIMEIRO CONJUNTO TÍNHAMOS X DEDOS DOU 10 DEDOS. NO CONJUNTO DE DOS DEDOS DOS PÉS TÍNHAMOS X DEDOS  USANDO OS ALGARISMOS ROMANOS.
            CONSIDERANDO QUE OS DEDOS DAS MÃOS PERTENCIAM A UM CONJUNTO, OS DEDOS DOS PÉS OUTRO CONJUNTO.

            

            



            fOI CRIADA A PRIMEIRA OPERAÇÃO ENTRE CONJUNTOS CHAMADA UNIÃO QUE TEM UM SÍMBOLO  QUE JOJE RECEBE O NOME DE UNIÃO (APÓS A MATEMÁTICA MODERNA).
            PARA ESTA OPERÇÃO O SÍMBOLO HOJE É   \cap    PORTANTO A OPERÇÃO DE UNIÃO {DEDOS DAS DUAS MÃOS} \cap  {DEDOS DOS PÉS} = {DEDOS DOS DERES HUMANOS}. COMO OS DEDOS DAS MÃOS É 10 E O NUMERO DOS DEDOS DOS PÉS É 10 = DEDOS DOS SERES HUMANOS 20.
            PARA CHEGAR AO RESULTADO BASTA O ATO DE CONTAR CONTINUAMENTE OU SEJA A OPERAÇÃO QUE CHAMAMOS DE ADIÇÃO É UMA CONTINUAÇÃO DO ATO DE CONTAR.
            TALVEZ O MOTIVO DOS ALUNOS CONTAREM USANDO OS DEDOS MESMO ATINGINDO GRAUS MAIS ELEVADOS DE ESTUDO ESTEJA QUE SEMPRE OS DEDOS FOI UM CONJUNTO QUE ESTÁMAIS PRÓXIMO DE SEUS OLHOS.
            VEJAM QUE ESTA OPERAÇÃO PODERIA SER REALIZADA DENTRO DOS NÚMEROS INDO-ARÁBICOS.
            MAS OS PROBLEMAS COMEÇARAM CRESCER E QUANDO OS NÚMEORS DE ALUNOS DOS SEXOS MASCULINO E DOS SEXOS FEMENINOS DE UMA ESCOLA FOSEEM NECESSÁRIOS A SEREM CONHECIDOS OS DEDOS FICAM INEFICIENTES E PRECISAMOS USAR UMA FORMA QUE FOSSE FACILITADO.
            ALGORITMOS DE ADIÇÃO:



ALUNOS SEXO MASCULINO527
ALUNOS DO SEXO FEMENINO246
PRINCIPIO DA POSIÇÃO773

            VEJAMOS O SEGUINTE OS NÚMEROS DEVERIAM SER ESCRITOS DA DIREITA PARA À ESQUERDA.
            A PRIMEIRA CASA DA DIREITA SEMPRE SERÁ DAS UNIDADES, PARA O SEXO MASCULINO 7 FEMENINO 6.
            AO ADICIONAR OU CONTAR DE 7 MAIS 6 TERÍAMOS UMA DEZENA POR ESTARMOS USANDO A BASE DECIMAL , E AI COMEÇAMOS A CONTAGEM POR 1 MAIS 2 E MAIS 4 E TEMOS 7 DEZENAS.
            NAS CASAS DAS CENTENAS TERIAMOS A PARTIR DO 5 CONTADO MAIS 2 E TERRÍAMOS 7 CENTENAS.
            O RESULTADO DA OPERÇÃO DE 527+246 = 773.
            VEJA QUE SIMPLIFICAMOS O PROCESSO E NÃO SERIA FÁCIL CONTAR ATÉ ESTE RESULTADO. VEJA QUE SE EU QUISER FAZER A MESMA OPERAÇÃO  COM OS ROMANOS NÃO PODERÍAMOS USAR ESTE ALGORITMO OU ESQUEMA DE OPERAÇÃO.
            VAMOS AGORA USAR O QUE HOJE NÓS TEMOS GRATUITAMENTE EM NOSSOS COMPUTADORES USANDO O LOGO.

 
 

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